apresenta:

Um celular na mão e uma ideia no coração

Filme de aluno de escola pública de santa maria, do projeto “vamos ao cinema”, é selecionado para o festival filmaê

O curta “Méritos”, do aluno Hizaian, aluno do ensino médio do Centro Educacional de Santa Maria, selecionado para o Festival de cinema Filmaê, foi resultado do projeto Vamos ao Cinema de 2022, que promove formação no segmento do audiovisual em unidades do ensino público do DF. Hizaian, conhecido artisticamente como The Shock, teve seu filme premiado no final do projeto como melhor viodeoclipe, direção e melhor fotografia, pelo júri técnico do projeto, que esse ano está acontecendo nas escolas CED 310 de Santa Maria, CED 15 da Ceilândia e CECON Estrutural – um centro de convivência que atende adolescentes – e que terá cerca de 120 estudantes participando neste primeiro semestre. A música sempre foi uma grande inspiração para fazer clipes cinematográficos de artistas.

 

“The Shock” já era um apaixonado por música, cinema e tudo ligado ao mundo do audiovisual. “O cinema e o audiovisual já estavam no meu radar, mas o projeto “Vamos ao Cinema” me proporcionou uma estrutura que possibilitou a produção de um clipe com maior qualidade. Com o apoio do projeto eu aprendi mais sobre o que eu gosto de fazer, e está abrindo um leque de oportunidades para mim e para minha carreira”, afirma Hizaian.

 

Criado em 2009, por Valéria Marcondes da VêCulturaProduções, o projeto vem se aprimorando, a cada ano. Em 2022 passou a integrar disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF conquistando cada vez mais o interesse dos alunos nas cinco instituições por onde passou. Foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos, oficinas sobre a Agenda 2030 e produção de 11 filmes, abrindo um novo caminho profissional para os jovens que queiram trabalhar no segmento de cinema ou audiovisual. Além disso, foram realizadas quatro idas ao cinema para assistir aos filmes: Medida Provisória, Thor Amor e Trovão, Marte Um e Pantera Negra: Wakanda pra Sempre.

 

Em 2023, o “Vamos ao Cinema” passa a contar com o patrocínio da Neoenergia Brasília como iniciativa do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal – LIC- DF (Processo nº 0150-000072972020-63) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

É importante ressaltar que o projeto introduz esses adolescentes à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e conta com profissionais gabaritados no assunto, que fazem parte do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília.Quem quiser saber mais sobre o projeto, ou ter acesso ao conteúdo, é só acessar o site www.vamosaocinema.org.br.

Repost da matéria publicada no Visite Brasília.

Assine nossa newsletter

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar