apresenta:

Um celular na mão e uma ideia no coração

Filme de aluno de escola pública de Santa Maria é selecionado para festival

Videoclipe mostra realidade dos jovens negros e traz um questionamento sobre a distribuição desigual de méritos

O videoclipe “Méritos”, produzido pelo aluno Hizaian, do CED 310 de Santa Maria, foi selecionado para a 3ª edição do Festival de Cinema Filmaê, que ocorrerá entre 25 e 28 de maio. O audiovisual produzido por Hizaian é resultado do projeto “Vamos ao Cinema” de 2022, que promove formação no segmento em unidades do ensino público do DF.

Hizaian, conhecido artisticamente como The Shock, teve seu filme premiado no final do projeto como melhor viodeoclipe, direção e melhor fotografia, pelo júri técnico do projeto. Este ano, o “Vamos ao Cinema” está nas escolas CED 310 de Santa Maria, CED 15 da Ceilândia e CECON Estrutural (que atende adolescentes).Cerca de 120 estudantes participam do projeto neste primeiro semestre.

Confira o videoclipe:

Vamos ao Cinema

Criado em 2009, por Valéria Marcondes, da VêCultura Produções, o projeto vem se aprimorando a cada ano. Em 2022 passou a integrar disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF e já passou por cinco instituições. Foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos, oficinas sobre a Agenda 2030, além da produção de 11 filmes, abrindo um novo caminho profissional para os jovens que queiram trabalhar no segmento de cinema ou audiovisual. Além disso, foram realizadas quatro idas ao cinema para assistir aos filmes: Medida Provisória, Thor Amor e Trovão, Marte Um e Pantera Negra: Wakanda pra Sempre.

O projeto introduz esses adolescentes à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conta com profissionais que fazem parte do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília.

Repost da matéria realizada pela jornalista Mila Ferreira.

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar