apresenta:

Um celular na mão e uma ideia no coração

Projeto “Vamos ao Cinema” 2023, visitam Exposição de Walter Firmo no CCBB

Na próxima sexta-feira (16), cerca de 40 pessoas, entre adolescentes e senhoras atendidas pelo Centro de Convivência da Estrutural (CECON Estrutural) estarão realizando uma visita à exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, com mais de 260 fotografias que retratam e exaltam a população e a cultura negra de diversas regiões do país e fica no CCBB Brasília até o dia 25 de junho. Grande parte das obras é do acervo do artista, sob a guarda do Instituto Moreira Sales. Além de conferir os registros de um dos maiores fotógrafos brasileiros, a exposição será o cenário para entrevistas com essas mulheres/personagens e entre os alunos que participam do projeto, para um documentário que está sendo realizado pelos adolescentes. A escolha da exposição se deve a semelhança de alguns registros de Firmo que mostram que é possível encontrar beleza nos lugares mais simples.

 

A ideia da visita partiu de Valéria Marcondes, idealizadora do projeto durante um encontro com o fotógrafo no lançamento da exposição. “A visita à exposição de Walter Firmo tem a intenção de que os visitantes possam encontrar ali um “espelhamento” das suas próprias realidades, vistas sob a ótica da poesia humana. Firmo nos encanta com a sua capacidade de registrar a beleza do povo brasileiro em imagens plenas de luzes, cores, movimento, de ação e emoção”, afirma Valéria.

 

A edição 2023 do projeto, que promove formação no segmento do audiovisual em unidades de ensino e serviço público do DF, neste ano conta com patrocínio da Neoenergia Brasília, por iniciativa do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal – LIC- DF (Processo nº 0150-00007297 2020-63) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Ao longo do semestre foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos e oficinas sobre a Agenda 2030, que resultarão na produção de cerca de onze filmes, que serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema no CasaPark, no mês de julho.

 

Além do CECON Estrutural participam do projeto o CED 310 de Santa Maria e o CED 15 da Ceilândia, com um total de 120 estudantes na edição 2023 do Vamos ao Cinema. A visita do CECON Estrutural à exposição no CCBB acontece das 14:30h até as 17h.

Visita do CECON Estrutural à exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, no CCBB Brasília

 

Data: 16 de junho, sexta-feira

 

Horário: 14:30 h até 17h

 

Fonte: Tátika Comunicação

 

Fotos: Acervo/Divulgação 

Repost da matéria publicada no Visite Brasília.

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar