NOSSA História

O Vamos ao Cinema nasceu no ano de 2009, a partir do desejo de levar jovens em situação de vulnerabilidade social a uma experiência que muitos até então ainda não tinham vivenciado: ir ao cinema. De 2009 a 2011 o projeto levou estudantes do ensino médio de escolas públicas do DF para assistirem a lançamentos nacionais e internacionais de cinema, sempre escolhidos por eles, com direito a pipoca, refrigerante e, se fosse o caso, 3D. Ao final de cada sessão, um profissional do audiovisual trocava uma ideia com a galera sobre os créditos que estavam passando e o que significava tudo aquilo: tantas e tantas profissões envolvidas em uma produção audiovisual. A ideia era apenas essa: enriquecer um pouquinho mais a experiência dos estudantes. Para nossa surpresa, os estudantes prestavam tanta atenção naquela explicação, mesmo depois de terem vivido toda a experiência que só o cinema proporciona, que foi dando vontade de ampliar o projeto para demonstrar, de fato, um pouco mais do audiovisual como perspectiva de carreira profissional.

Em 2019 o Vamos ao Cinema voltou à ativa e o formato do projeto também mudou: passamos a oferecer oficinas básicas de produção audiovisual para estudantes do Ensino Médio das Redes Públicas de quatro escolas do DF. Como resultado, tivemos 10 filmes produzidos pelos estudantes em curtíssima metragem (de 1 a 3 minutos).

Filmes produzidos que participaram de festivais:

Selecionado em cinco festivais internacionais:

  • Short+ Sweet (Nova Zelândia)
  • Wirksworth (Inglaterra)
  • Enimation (Eslovênia)
  • FECEA (Brasil)
  • DIMFF (Bangladesh).

Premiado com Melhor Roteiro no 5° Festival de Curtas das Escolas Públicas de Brasília (2019);

Selecionados no Festival Filmaê 2020

Premiado com Melhor Atriz (Duda Reis) no Curta 5º Festival Estudantil de Curtas (2019).

Filme produzido por Hizaian Henrique Santos (The Shock) na edição 2022 do Projeto, indicado ao Festival Filmê.

Que coisa incrível! É só instrumentalizar, que a moçada vai!

jornada vamos ao cinema

Veja a linha do tempo do nosso projeto

NOSSA equipe

Valéria Marcondes

Coordenadora Geral

Atuante no panorama cultural brasileiro desde 1993, funda a VêCultura, empresa que consolidou-se no mercado como uma agência de Marketing Sociocultural especializada em elaboração e gestão de projetos culturais em sintonia com as boas práticas.

O conceito utilizado pela VêCultura é o de Love Brand: as marcas mais queridas são aquelas que em algum momento se fazem presentes, deixando lembranças agradáveis. A VêCultura acredita no poder transformador que a arte pode exercer sobre o cotidiano das pessoas. Pensando nisso, planeja e implementa projetos de abrangência social em ambiente artístico, promovendo a fidelização das marcas de patrocinadores e clientes sob a regência da Responsabilidade Social Empresarial e do comprometimento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Luciana Moura de Freitas

Produção Executiva

Formada em Relações Públicas com especialização em Gestão de Pessoas, atua desde 2004 com relacionamento institucional e comercial, gestão de comunidade, relações públicas, gestora de pessoas, Life Coach, comunicação institucional, coordenadora e produtora de eventos, produtora cultural e gestora de patrocínios. Possui as seguintes experiências: Coordenadora de Eventos, Gestora de patrocínios, Relacionamento comercial, Coordenadora na Lua Cheia Produções – Dezembro de 2017 a abril 2019 (1 anos 4 meses); Coordenadora de Eventos e Gestora de patrocínios, na Comunicato Eventos Inteligentes – Março de 2015 a dezembro de 2017 (2 anos 10 meses); Coordenadora de Eventos e Gestora de Patrocínio, na Lua Cheia Produções – Fevereiro de 2012 a março de 2015 (3 anos 2 meses); Analista administrativo, no Grupo RBS Sucursal Brasilia – Fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011 (1 ano 1 mês); Assessora Parlamentar e Relações Públicas, na Câmara dos Deputados – Fevereiro de 1996 a fevereiro de 2010 (14 anos 1 mês); e Relações Públicas, na Matrice Comunicação Integrada – Fevereiro de 2004 a dezembro de 2007 (4 anos).

Herlon Kremer

Assistente de Produção

Herlon Oliveira Kremer é diretor, roteirista e produtor de curtas-metragens. Realizou e roteirizou vários curtas e seus projetos são voltados à dinâmica social com personagens diversos. Procura na estética e na linguagem do cinema uma forma criativa e inovadora de retratar temas pertinentes.

Thiago Ramos

Professor de audiovisual

Thiago Ramos é bacharel em Cinema e Mídias Digitais pelo Centro de Educação Superior de Brasília — IESB, com pós-graduação em Produção Cinematográfica da LA Film Institute. Tem experiência em publicidade, tendo trabalhado com diversas campanhas políticas e publicitárias de vários escopos.
No cinema, é experiente em direção, roteiro e edição. Além de ministrar aulas de roteiro, escrita criativa, direção e edição cinematográfica. Alguns de seus trabalhos mais recentes o curta-metragem “Cine Veredas”, o fashion film “AURORA” e o média metragem “LETRAS”, além da websérie realizada para o Rock in Rio. Todos em fase de pós-produção.

Thiago Gehre

Agenda 2030

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, com 21 anos de experiência na docência, pesquisa, extensão e administração educacional. Vinculado ao quadro docente do Instituto de Relações Internacionais da UnB (2015). Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de uma plataforma institucional interdisciplinar que relaciona atividades de extensão, pesquisa e ensino com a implementação da Agenda 2030 na Universidade e no Brasil.

Bruna Almeida

Agenda 2030

Coordenadora de Produção de Conteúdo do Programa Estratégico UnB 2030 e Graduanda em Relações Internacionais na UnB.

Victor Sardenberg

Professor

Graduado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense, atua na área de projetos internacionais e nacionais tendo a comunicação como ênfase. Com mais de 15 anos de experiência, sendo por mais de cinco anos na comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, e diversas empresas do setor energético como clientes. Atualmente desenvolve trabalhos de design como missionário na Jocum, desenvolvimento comunitário e treinamentos diversos.

Maria Luísa

Social Media

Me chamo Maria Luísa, mas pode me chamar de Malu, tenho 26 anos, sou uma publicitária brasiliense que trabalha com comunicação há 6 anos. Amo participar de projetos que envolvam arte e criatividade.

André Fernandes

Financeiro

Carioca, formado em matemática com especialização em sistemas de informação pela UFRJ, trabalhou com TI durante 25 anos na indústria têxtil. Trabalha há 10 anos com administração financeira e prestação de contas de projetos culturais. Atualmente atua também com produtor de exposições de arte tento trabalhado nos principais centros culturais do Brasil (CCBB RJ/SP/BH/DF, Caixa Cultural RJ/DF, Paço Imperial, Museu Vale, MAM Rio, Casa Roberto Marinho, MASP, ITO). Mora atualmente em Brasília.

Valéria Oliveira

Professora de audiovisual

Graduanda de Cinema no Centro Universitário IESB e roteirista na Produtora Rodoferrô. Já trabalhou na Rovit Filmes no projeto Academia do Cinema, sendo autora das apostilas de Roteiro, Montagem e Finalização de Imagens.
Além disso, foi parte das bancas avaliadoras de pitchings e roteiros dos projetos Vamos ao Cinema e Academia do Cinema. Atua há mais de 5 anos no mercado audiovisual, no qual já desempenhou projetos voltados para programas de TV, campanhas políticas, festivais, exposições e outros. Está desenvolvendo uma série, que será seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Maylon Andrei

Agenda 2030

Coordenador-Adjunto do Programa Estratégico UnB 2030 e Graduando em Relações Internacionais na UnB

Bruna Alessandra

Agenda 2030

Coordenadora de Articulação Institucional do Programa Estratégico UnB 2030 e Graduanda em Relações Internacionais na UnB.

Samuel Lopes

Agenda 2030

Coordenador de Comunicação do Programa Estratégico UnB 2030 e Graduando em Relações Internacionais na UnB.

Kátia Turra

Assessora de impresa

Kátia Turra, jornalista e relações-públicas formada pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência comprovada nas duas áreas desde 1986. Kátia Turra, está a frente na direção da empresa está TÁTIKA Comunicação e Produção Entre eventos de grande porte. A Tátika Comunicação já fez assessoria de imprensa para o Brasília Fashion Festival, Casa Cor Brasília 2009/2010 e o lançamento do Relatório do Banco Mundial voltado para a América Latina em 2009 e as duas edições do Vivo Open Air. Na área de cultura trabalhou na divulgação de diversos projetos do CCBB Brasília, além do Festival de Ópera do Teatro Nacional, a Ópera Aída que aconteceu no Mané Garrincha, edições do Mês da Fotografia, peças de teatro e shows musicais dos mais variados estilos.

Matheus Fred

Design

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bacharel em Sociologia adquirido em 2019 e cursando nesse momento Design. Atua, desde 2020, como membro do Projeto de Extensão em Educação Política (PROEEP), mais especificamente um dos responsáveis pelo planejamento das mídias sociais, criação e edição de imagens e coordenação das postagens. Desde 2019 é membro do Centro de Estudos de Migrações Internacionais e organizador do site e das mídias sociais. Em 2018 realizou pesquisa financiada pelo CNPq na área da sociologia do trabalho digital, estudando as disputas e construções (principalmente imagéticas) da profissionalização de esportes eletrônicos nos países.

Matheus Chaves

Professor de audiovisual

Matheus é bacharel em Cinema e Mídias Digitais pelo Centro de Educação Superior de Brasília — IESB. Tem experiência no ramo publicitário, tendo trabalhado como fotógrafo still, assistente e diretor de fotografia para campanhas de empresas como Stonia, Sírio Libanês e Petrobras. No cinema tem experiência como diretor de fotografia, gaffer e 1° assistente de câmera, sendo alguns de seus trabalhos mais recentes o curta-metragem “Elefantes Mudos”, o documentário histórico da banda Natiruts e o longa-metragem “Paternidade (In)Ativa”, sendo os dois últimos em fase de Pós-produção. Além de ter fotografado o filme “A Bruxa do Terceiro Andar” (2019)ganhador de melhor filme pelo júri popular no festival Guarú Fantástico (2020).

Hérica Ewandy

Agenda 2030

Coordenadora de Extensão do Programa Estratégico UnB 2030 e Graduanda em Relações Internacionais na UnB

Isabela Ribeiro

Jornalista

Fotógrafa, documentarista e jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru. Trabalhou no laboratório de fotografia do Jornal da Cidade de Bauru e como repórter do JCNet e também do G1 Bauru/Marília. Seu primeiro curta Metragem, sobre pedofilia intrafamiliar, venceu a mostra local de Ourinhos como melhor filme, em 2011. Atualmente, dirige a produção do documentário Um Norte para a Educação, sobre educação nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Trabalha também na ONG Jocum na área de comunicação e antropologia transcultural.

Adriano Estevam

Programador

Profissional de Comunicação e Tecnologia da Informação do Vamos ao Cinema, responsável pela criação do aplicativo e do site do projeto, Adriano Estevam é natural de Jequié no estado da Bahia. Um desenvolvedor com décadas de experiência no mundo digital, constando em seu portfólio segurança de redes, desenvolvimento web, produção e edição de mídias digitais, desenvolvimento de aplicativos móveis, design e gerenciamento de plataformas de gestão de aprendizado online, especialmente voltado ao terceiro setor.
O site e aplicativo móvel do Vamos ao Cinema serão desenvolvidos por Adriano.

Ubiraci Martins

Web Designer

Desenvolvedor web e instrutor. PHP, MySQL, javascript, react native. wordpress, elementor, devops, HTML 5, CSS3, Bootstrap4, aws Services, prototipagem de interface de sites e aplicativo utilizando adobe xd e FIGMA. Edição de imagens com adobe photoshop. Graduado pela Universidade de Brasília, Mestrado, Tecnologia da Informação · (fevereiro de 2018 – janeiro de 2020) e Faculdade FAEL Licenciatura, Matemática · (2019 – 2022)

Gubbio Adson

Diretor de Arte

Oi, eu sou o Gubbio!
Brasileirinho nascido na capital tupiniquim, 29 anos de charme e beleza, pelo menos para minha mãe e minha esposa. Sou formado em arquitetura e urbanismo, mas me descobri no design. Sou fã nostálgico de Naruto e adoro consumir filmes e séries.

Sete anos para mudar o mundo.

Ou, pelo menos, para torná-lo mais sustentável. Este é o desafio da ONU para acelerar o cumprimento das metas colocadas às nações de todo o mundo.

Para darmos a nossa contribuição eficaz com ações que possam mudar o mundo para melhor, necessitamos tomar medidas ousadas e urgentes. O Vamos ao Cinema vem com a proposta de mobilizar estudantes e professores do Ensino Médio para produzirem filmes em curtíssima metragem, que tenham os ODS como tema. Filmes com propósito, dando voz e vez à moçada para se mobilizarem com consciência social, ambiental, preservadora, protetora e amorosa, para salvarmos o nosso amado planeta Terra!

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar