Reconectando com a Sétima Arte

O Vamos ao Cinema nasceu no ano de 2009, a partir do desejo de levar jovens em situação de vulnerabilidade social a uma experiência que muitos até então ainda não tinham vivenciado: ir ao cinema.

De 2009 a 2011 o projeto levou estudantes do ensino médio de escolas públicas do DF para assistirem a lançamentos nacionais e internacionais de cinema, sempre escolhidos por eles, com direito a pipoca, refrigerante e, se fosse o caso, 3D.

Ao final de cada sessão, um profissional do audiovisual trocava uma ideia com a galera sobre os créditos que estavam passando e o que significava tudo aquilo: tantas e tantas profissões envolvidas em uma produção audiovisual. A ideia era apenas essa: enriquecer um pouquinho mais a experiência dos estudantes.

Para nossa surpresa, os estudantes prestavam tanta atenção naquela explicação, mesmo depois de terem vivido toda a experiência que só o cinema proporciona, que foi dando vontade de ampliar o projeto para demonstrar, de fato, um pouco mais do audiovisual como perspectiva de carreira profissional.

Em 2019 o Vamos ao Cinema voltou à ativa, desta vez com o nome de Cinema nas Escolas – Luz, Câmera, Ação! O formato do projeto também mudou: passamos a oferecer oficinas básicas de produção audiovisual para estudantes do Ensino Médio das Redes Públicas de quatro escolas do DF. Como resultado, tivemos 10 filmes produzidos pelos estudantes em curtíssima metragem (de 1 a 3 minutos).

Dos 10 filmes produzidos, tivemos:

  • “Zumbalão” selecionado em cinco festivais internacionais: Short+ Sweet (Nova Zelândia); Wirksworth (Inglaterra); Enimation (Eslovênia); FECEA (Brasil); DIMFF (Bangladesh).
  • “Garota Espirro” e “Maldição” selecionados no Festival Filmaê 2020;
  • “Garota Espirro” premiado com Melhor Roteiro no 5° Festival de Curtas das Escolas Públicas de Brasília (2019);
  • “Um Conto Que Não É Só Meu” premiado com Melhor Atriz (Duda Reis) no Curta 5 Festival Estudantil de Curtas (2019).

Que coisa incrível! É só instrumentalizar, que a moçada vai!

Foi daí que o projeto ganhou impulso: pela necessidade de ampliar o oferecimento de ferramentas para que os jovens possam aproveitar melhor e deslanchar!

VAMOS AO CINEMA 2022

Então, o projeto voltou a ser o Vamos ao Cinema! Pelo entusiasmo que essa frase provoca na gente, pelo fato de que “ir ao cinema” pode significar ir assistir a um filme mas pode também ser um convite a fazer um filme, pelo prazer que é desfrutar da sétima arte!

Então, estamos chegando com tudo para demonstrar à moçada do Ensino Médio que o audiovisual é uma profissão em franca ascendência, especialmente nos tempos atuais, quando temos a impressão de que o mundo avançou alguns anos durante 2020 e o audiovisual tornou-se o meio de comunicação mais procurado, utilizado, difundido e amado do planeta!

Saiba Mais

Nossa Linha do Tempo

Veja aqui como temos atuado ao longo dos anos.