apresenta:

Um celular na mão e uma ideia no coração

“Vamos ao Cinema” retorna com sessão especial de filmes produzidos por alunos da rede pública do DF

O projeto, que promove formação no segmento do audiovisual em unidades de ensino público do DF, este ano conta com patrocínio da Neoenergia Brasília, por iniciativa do Instituto Neoenergia e terá abertura especial dia 17 de março

No próximo dia 17 de março, uma das salas do Espaço Itaú de Cinema do CasaPark será palco do lançamento da edição 2023 do “Vamos ao Cinema”. E para marcar a ocasião serão projetados seis filmes premiados pelo projeto em 2022, que foram produzidos por alunos do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal. Após a sessão, o cineasta convidado Fáuston da Silva fará uma palestra sobre o uso do celular em produções de baixo custo, mas mantendo sempre a criatividade e qualidade do produto final.

Criado em 2009, por Valéria Marcondes da VêCultura Produções, o projeto vem se aprimorando, a cada ano. Em 2022 passou a integrar disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF conquistando cada vez mais o interesse dos alunos nas cinco instituições por onde passou. Foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos, oficinas sobre a Agenda 2030 e produção de 11 filmes, abrindo um novo caminho profissional para os jovens que queiram trabalhar no segmento de cinema ou audiovisual. Além disso, foram realizadas quatro idas ao cinema para assistir aos filmes: Medida Provisória, Thor Amor e Trovão, Marte Um e Pantera Negra: Wakanda pra Sempre.

Em 2023, o “Vamos ao Cinema” passa a contar com o patrocínio da Neoenergia Brasília como iniciativa do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal – LIC- DF (Processo nº 0150-00007297 2020-63) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal entrando em uma nova fase e fazendo valer o slogan do patrocinador que é: “transformando energia em cultura”.

“Oferecer apoio a iniciativas culturais contribui não somente com a valorização da rica diversidade cultural brasileira e de suas tradições locais, mas também com a inclusão social e redução das desigualdades. O Instituto Neoenergia reconhece a importância do campo da Arte e Cultura para o alcance do desenvolvimento sustentável, entendendo o seu potencial transformador para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva, equitativa e diversa. Por meio do Edital Transformando Energia em Cultura, ajudamos a fortalecer diversos projetos socioculturais, ampliando a geração de impacto positivo de suas ações”, afirma Renata Ferreira Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia.”

Para a edição 2023, o projeto já tem confirmadas as escolas, CED 310 de Santa Maria, CED 15 da Ceilândia e CECON Estrutural – um centro de convivência que atende adolescentes – e pretende atender cerca de 120 estudantes neste primeiro semestre. A programação, que vai até 29 de junho, contará com oficinas presenciais e virtuais, idas ao cinema, criação e veiculação de oito episódios do VC Pode! Cast, e as tão aguardadas sessões de cinema que, neste semestre serão duas, com filmes escolhidos pelos estudantes que participam do “Vamos ao Cinema”. O encerramento, assim como a abertura, será com a apresentação dos filmes produzidos pela turma de 2023, quando os alunos poderão conferir suas produções na telona.

É importante ressaltar que o projeto introduz esses adolescentes à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e conta com profissionais gabaritados no assunto, que fazem parte do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. “O Vamos ao Cinema é um projeto social, educacional e cultural, cujo objetivo é demonstrar aos alunos que o audiovisual é um setor em ascendência no país e no mundo, e pode ser a profissão de muitos deles. Mudar o mundo para melhor é também uma prática indispensável, por isso, os ODS são apresentados e trabalhados pelos jovens”, afirma Valéria Marcondes, coordenadora do “Vamos ao Cinema”.

Quem quiser saber mais sobre o projeto, ou ter acesso ao conteúdo, é só acessar o site www.vamosaocinema.org.br.

Repost da matéria realizada pela revista Estilozzo.

Um celular na mão e uma ideia no coração

Redes Sociais

Este site faz uso de cookies. Settings Aceitar